4 de ago. de 2012

Inteligência Emocional

Seja dono do seu destino


A nossa vida é construída e mantida por uma teia de relações, e nossas emoções são a base que estabelece a forma de se relacionar com o mundo. Somos seres complexos diante de um universo dinâmico. Seguindo a regra “conheça-te a ti mesmo” e aplicando-a sob um autocontrole eficaz poderemos usufruir das poderosas energias da emoção
.
Este tema vem sendo pesquisado a muito por cientistas, como: Weisinger, Payne, Mayer e outros, popularizado a partir de 1995 com o livro Inteligência Emocional, Daniel Goleman, que definiu inteligência emocional como: “A capacidade de identificar os nossos sentimentos e os dos outros, de nos motivarmos e de gerirmos bem as emoções dentro de nós e em nossos relacionamentos”. A seguir cinco pontos fundamentais da inteligência emocional:

1° Autoconhecimento Emocional: Procure perceber o modo como você faz suas ponderações e avaliações, sua atuação em relação aos colegas de trabalho, atendimento ao cliente e junto aos amigos e familiares. Lembre-se que a percepção dos outros a nosso respeito é diferente da nossa. Para ampliar a autoconsciência é preciso realizar autocríticas. Escreva num papel as percepções que tem de si mesmo e as confronte com a opinião de alguém que confia. Mas esteja aberto a críticas e sugestões.

Controle Emocional: Sentir amor, raiva, ódio, mágoa é comum. Isso é controle emocional. Conhecer os limites e respeitá-los é um dos passos. Muitas pessoas perdem grandes oportunidades por não controlarem seus sentimentos. A falta de habilidade em reconhecer nossos sentimentos deixa-nos a mercê das emoções. Para um bom desempenho é preciso estar em um estado emocional adequado. Respiração serena e corpo relaxado ajudam a entrar em equilíbrio.

Automotivação: A capacidade de se automotivar é uma das mais invejadas habilidades humanas: quem consegue encontrar a motivação dentro de si pode transpor o céu. Ela não depende de ninguém e nem espera condições favoráveis, simplesmente possui uma força “misteriosa” que a impulsiona. Porém, para iniciar o exercício de automotivação é preciso ter um objetivo. Sugiro que faça uma análise cuidadosa dos seus sonhos, crie um plano para alcançá-los e comece a luta. Refaça o planejamento quando necessário e nunca desista.

Reconhecimento de emoções em outras pessoas: Neste caso é preciso estar atento às pessoas ao redor, o comportamento de cada uma delas em determinado momento, diz muito. Cabe-nos entender e nos colocar no lugar daquela pessoa para tentar ajudar.

5° Habilidade com relacionamentos interpessoais: para se relacionar bem com todos é importante neutralizar possíveis reações pessoais e se concentrar primeiro nos outros. Assim, ter habilidade no relacionamento interpessoal significa construir um leque de diferentes abordagens, sabendo quando e com quem utilizá-las. O resultado é uma facilidade de interação, com a qual se consegue o necessário, sem prejudicar as outras partes.

Um ser inteligente emocionalmente se torna dono do seu destino. Irá se entender, entender o próximo, administrar relacionamentos, gerenciar pessoas e liderar equipes. Com inteligência emocional o individuo conquista autoestima, não é afetado por picuinhas da vida, se autocontrolará, agirá com autorresponsabilidade, entenderá parceiros e familiares, e atingirá um nível de vida abundante, como jamais experimentou.

Até a próxima!


Eliete Borges
Fonte: Goleman, Daniel.
Inteligência Emocional

Daniel Santos (consultor comportamental)

Nenhum comentário:

Postar um comentário