22 de abr. de 2013

O filme ( O Diabo veste Prada )



O Diabo veste Prada


Perguntas e respostas


O Diabo veste Prada (The Devil Wears Prada, EUA, 2006), Baseado no Best Seller de Lauren Weisberger, direção de David Frankel.

Personagens Principais


Miranda Priestly (Mery Streep) – Editora chefe da Revista Runway - Autoritária e cruel, a personagem manda em uma das publicações que ditam tendências no mundo inteiro e sabe perfeitamente a sua importância. Sendo assim, ela submete suas assistentes e demais funcionárias a um regime de exigência inimaginável. Miranda não perdoa falhas, não faz elogios e ainda faz questão de maltratar e humilhar seus subalternos em tom irônico.

Andreah Sachs (Anne Hathaway)Jornalista do interior recém-formada, Sachs não entende nada de moda, se veste mal, nunca leu Runway, não é magra e nem nunca ouviu falar de Dolce & Gabbana ou Patrick Demarchelier, mas consegue, por acaso, um emprego como assistente de Priestly. E como toda Cinderela que se preze, Andreah passa por transformações físicas. Tudo começa quando ela deixa os sapatos velhos e cafonas e sobe nos saltos de um Jimmy Choo. Os sacrifícios para manter o novo emprego exigem, inclusive, que Andreah se torne uma workaholic que não tem tempo nem para os amigos nem para o namorado.

Proposta


Ao assistir o filme, desta vez com uma nova ótica, observe atentamente a relação da personagem Andy (Andreah Sachs) com sua Executiva, com seus colegas, bem como o comportamento e atitudes de Sua Executiva. Tenha um olhar atento às Técnicas e Rotinas Secretariais e responda às perguntas a seguir.

Questões


1 – Logo no início da trama, na primeira cena em que Miranda Priestly aparece, qual é a rotina e instrumentos que ela faz referência ao dirigir-se à Emily (sua assistente)? O que ocorreu já que a Executiva não deveria ter chegado àquela hora? Ela chama a atenção da Assistente e indiretamente faz crítica a no mínimo DUAS atitudes que um Assistente deveria ter. Explique detalhamente relacionando com o que vimos em sala de aula sobre aquele exato momento.

A rotina e instrumentos que ela faz referência ao dirigir-se à Emily (sua assistente), são as seguintes: ela passa rapidamente as tarefas do dia e a sua agenda de compromissos.
O que ocorreu?
Quando Emily avisa aos funcionários que Miranda Priestly está chegando, todos começam a arrumar o escritório, começa o corre-corre de todos, arrumando as mesas colocando revista, outra coloca sapatos, a assistente Emily encontra Miranda e pega o caderno com as anotações da chefe.
Miranda chama a atenção a duas atitudes:
Critica a assistente por não ter conseguido confirmar um compromisso.
Teve que entrevistar a nova assistente ela mesma, pois considerou as assistentes anteriores inadequadas.

2 – Em quais cenas do filme, a importância da agenda enquanto de ferramenta de trabalho primordial do Secretário fica evidenciada? Comente detalhadamente justificando sua resposta.

Podemos observar a importância da agenda nas seguintes cenas:
Na primeira cena em que Miranda aparece no filme, ela passa várias tarefas do dia para a assistente, entre essas atividades está o agendamento da reunião de pais da Escola, que é um compromisso que deveria ter sido agendando antecipadamente.

3 – Atendimento ao cliente: o que acontece quando Andy entra pela primeira vez na sala de Miranda quando esta a chama (aliás, a chama ‘Emily’)? Comente qual o preparado ou despreparado da personagem enquanto assistente. Você tem material suficiente para discorrer sobre essa cena.

A personagem estava despreparada pois:
1. Ela não esperava ser chamada de “Emily”.
2. Não sabia nada sobre moda (tipos de saia), ela teve que perguntar para Miranda.
3. Não estava vestida com roupas adequadas ao padrão exigido pela empresa (roupas da moda).
4. Não havia confirmado o compromisso com o fotógrafo (Patrick Demarchelier)

4 – O follow-up é uma técnica bastante eficaz e eficiente no desenvolvimento do trabalho do secretário. Não basta saber utilizar essa técnica, tirando todas as vantagens e oportunidades que ela proporciona. A personagem Andy faz do fup seu aliado. Comente pelo menos duas cenas (existem mais) que, sem um bom follow-up, Andreah não teria tido êxito em seu trabalho.

Na cena em que Andreah lembra corretamente o nome de um dos convidados do evento e informa para Miranda momentos antes dela ser apresentada à pessoa, evitando que sua chefa passasse por um constrangimento na frente do convidado.
E na cena após sair da apresentação da coleção de um estilista, quando Miranda está entrando no carro. Ela agendou com antecedência compromisso do jantar com o marido de Miranda e já havia separado a roupa para ela usar no evento. Demonstrando assim o conhecimento da rotina da sua chefa e antecipando o agendamento do compromisso.

5 – O bom relacionamento com colegas de trabalho é fonte vital para um secretário de sucesso. Comente o relacionamento de Andreah Sachs com os personagens abaixo:
- Miranda Priestly
- A outra Assistente, Emily
- Nigel
- Serena (interpretada por Gisele Bündchen)

Miranda Priestly: é a chefe de Andreah, pela sua posição ela é bastante exigente e arrogante com ela e os demais funcionários. Com Miranda, Andreah é a secretária muito eficiente, criando um laço afetivo entre elas.
Emily: é a primeira assistente de Miranda, inicialmente começa a passar as tarefas para Andreah, ensinando-lhe a rotina do trabalho. Com o passar do tempo, o trabalho de Andreah também é reconhecido por Emily.
Nigel: produtor da revista Runway, colega de trabalho de Andreah tem uma relação profissional, porém ele é como um conselheiro, dando ótimas dicas de trabalho e a ajudando-a a se vestir melhor e com estilo. Na empresa, é com quem Andreah tem um relacionamento mais amistoso, vide a cena em que Nigel lhe confidencia a sua eminente "promoção" e é com ela que ele comemora, tomando champagne.
Serena: colega de trabalho com pouca aproximação. Em suma, Andreah vai, pouco a pouco, conquistando a todos por sua grande eficiência.

6 – A entrevista pessoal é o momento exato e crucial num processo seletivo admissional. Há empresas que demandam pelo menos três entrevistas pessoais, como por exemplo, a primeira com o selecionador, a segunda com o gerente de RH e a terceira com o Executivo. A entrevista de Andreah Sachs, é no mínimo singular. Comente, com sua ótica pessoal, como foi aquela entrevista e o que levou Andy a ser contratada.

A entrevista foi curta e os motivos que levaram Miranda a contratar a assistente Andreah foram: ela ter apresentado um ótimo currículo, estudado jornalismo em uma boa universidade americana e ser uma candidata diferente das anteriores. Na avaliação de Miranda, Andreah destacava-se das anteriores, por ser inteligente, apesar de nunca ter ouvido falar na revista Runway, nem na própria Miranda e não se interessar por moda como deveria um funcionário de uma empresa como aquela.
A executiva resolveu arriscar, apostando no potencial da moça. Esta não possuía os requisitos necessários para o preenchimento da vaga para aquele cargo, como foi demonstrado na entrevista que foi um fiasco e como bem sabia a "entrevistadora" Emily.
Mas não é à toa que Miranda está na posição que ocupa. Ela usou seu feeling, sua intuição, enxergou a alma, foi além do óbvio e Andreah correspondeu às suas expectativas. Miranda arriscou, apostou. E acertou.

7 – A Secretária deve atuar como Agente Facilitador a fim de potencializar o trabalho do executivo. Cite e comente a(s) cena(s) em que Andreah, com sua pró-atividade potencializou a atuação de sua Executiva, Miranda Priestly.

Na cena em que Andreah lembra corretamente o nome de um dos convidados do evento e da atual esposa que o acompanhava e informa Miranda momentos antes dela ser apresentada à pessoa, evitando que sua executiva passasse por um constrangimento na frente do convidado.

8 – Uma Boa Rede de Relacionamentos (nossa ‘net’) é um dos segredos do nosso sucesso profissional. Qual a cena que denota isso de maneira claríssima em relação ao trabalho de Andy Sachs. Comente e justifique detalhadamente.

Andreah conhece Christhian Trompson (importante jornalista que escreve para várias revistas). Ele a ajudou a conseguir um manuscrito do livro que Miranda havia pedido para Andreah. Christhian Trompson fazia parte da rede de contatos de Andreah e ela recorreu a seu auxilio para conseguir concluir uma tarefa muito importante que certamente não conseguiria fazer sozinha.

­9 – Qual o simbolismo da atitude de Miranda quando chega ao escritório em ‘jogar’ seu casaco e bolsa sobre a mesa da assistente? E no momento em que ela ‘troca de mesa’ a certa altura da trama? Comente esse comportamento e o que você acha ele significa. 

Miranda é uma pessoa extremamente arrogante, e se acha superior por ser reconhecidamente importante e influente. O ato dela jogar seus casacos e bolsas na mesa da assistente demonstra que ela quer impor a sua superioridade.
Bolsa de mulher é um objeto muito pessoal, chegando as vezes, a ser íntimo. É onde ela guarda seus documentos, dinheiro, maquiagem e objetos valiosos.
Quando Miranda deposita sua bolsa e casaco na mesa da Emily, isto significa que ela confia seus objetos pessoais a secretaria.
Quando ela muda para a mesa da Andreah é porque ela está confiando em deixar sua bolsa com Andreah.
O fato de ela jogar, o que á primeira vista pode parecer arrogância, ser vaidade é pela pressa e alta velocidade onde tudo acontece.

10 – Por que você acha que Miranda passa achama a assistente Andreah pelo nome correto e não mais como ‘Emily”???

 Porque começou a reconhecer a competência e o bom desempenho no trabalho.
No começo do filme, existia a empresária Miranda e sua secretária Emily. Para que Emily desempenhasse melhor suas funções, fazia-se necessário que ela tivesse uma ajudante. Para Miranda, essa ajudante era tão desimportante que "não possuía nem nome", era uma extensão de Emily, portanto não tinha porquê chamá-la de outra forma.
À medida que a coisas evoluem — a novata mostra-se, cada vez mais, interessada, atenta, competente, resolve os problemas com propriedade e rapidez. Ela surge, aparece, nasce. Deixa de ser um apêndice da Emily para ser ela mesma com personalidade, maneiras de agir, estilo, pensamentos próprios. E, nessa altura dos acontecimentos, começa a não fazer mais sentido chamá-la de (extensão da) Emily. Então, merece ser chamada, enfim, pelo seu próprio nome.
Paralelamente, a "Emily original" comete o grave erro — talvez por cansaço, talvez por estar doente — de não lembrar o nome do convidado no evento que Miranda ciceroneava. E, por isso, foi duramente penalizada: não foi para Paris, no evento mais importante do mundo que aconteceria naquela cidade. E, para piorar, quem a substituiu foi Andreah.
Se, num momento anterior, as duas estavam em pé de igualdade — duas moças, dois nomes, cada uma sendo chamada pelo próprio nome — agora as coisas se invertem: Andreah vai para Paris, Emily, não. Andreah está um patamar acima de Emily. E, em Paris, no Grande Evento, Miranda a apresenta como "a nova Emily", ou seja, "a velha Emily" foi substituída por uma melhor. Nesta situação, Emily é sinônimo de Secretária, portanto a executiva quis apresentar "a nova Secretária" Andreah.


Um comentário:

Unknown disse...

1 - A psicologia industrial se propõe a estudar o comportamento humano no trabalho, considerando como inseparáveis e complementares os aspectos produtivo e pessoal. No filme como se observa o comportamento de Andrea na revista de moda?


2 - Explique o que aconteceu com o comportamento de Andrea depois que foi trabalhar na revista de moda, com base nas conclusões da experiência de Hawthorne.


3 - Qual o estilo de liderança de Miranda? Justifique. No filme, como Miranda motivou Andrea para mudar o seu comportamento?


4 - Quais eram os usos e costumes, tradições, ideais e normas sociais das pessoas que trabalhavam na revista de moda?


5 - Descreva como era a organização formal da revista de moda? Quais os cargos mais importantes?


6 -A seleção da revista é por qualificação técnica? E as promoções são por méritos? Justifique com base na teoria da Burocracia.



7 - Nenhuma estrutura ou organização sobrevive sem resultados, até mesmos as filantrópicas tem que dar resultados, nem que sejam outros resultados filantrópicos. Caso contrário, no mínimo, perde a credibilidade. Em sua opinião, a estrutura da revista no filme é eficiente e/ou eficaz? Justifique.
Pode me ajudar nessas perguntas ?

Postar um comentário