15 de dez. de 2012

Atitudes constrangedoras nos eventos corporativos

Atitudes constrangedoras nos eventos corporativos

Cheguei, atropela fala, chato bonzinho, sabe tudo, hiena pessimista, Hipocondríaco, Nervosinho, Indiscreto,Não fui eu, Franco atirador, Cheirosa ambulante, Fala e toca, Paquerador, Sem noção.
E os almoços e jantares? Que talher eu uso? Espero o outro para ver o que ele vai fazer? E se o outro também não souber e estiver me esperando? E agora?

Manuseio dos talheres


MÃO DIREITA: Carnes em geral, Faca peixe: formato de uma espátula. 
MÃO ESQUERDA: Alimentos leves, Legumes, saladas, panquecas, crepes, tortas moles.
Bons modos à mesa: O guardanapo de tecido é colocado sobre o colo. Ao final da refeição, colocá-lo à direita do prato. O guardanapo de papel fica sobre a mesa. Os talheres servem para levar a comida à boca. Não se leva a boca à comida. Usa-se a colher segurando o cabo entre o polegar e o indicador Há duas maneiras de se sorver os líquidos: pela ponta e pelo lado. Os franceses adotam o primeiro e os ingleses o segundo. O brasileiro adota o segundo, isto é, pelo lado. Bons modos à mesa Sempre que se leva um copo à boca deve-se enxugar os lábios com o guardanapo para evitar marcas de gordura na borda do copo. O correto é encher os copos dois terços ou a metade. O pão, servido no início da refeição, é colocado sobre o prato pequeno no alto à esquerda e é sempre partido com as mãos. O prato de sopa deve sempre vir apoiado sobre um prato de serviço. Assim, ao terminar, a colher é colocada na lateral direita do prato de sopa sobre o de serviço/apoio.

Gafes imperdoáveis à mesa


Usar palito, Não usar o guardanapo antes de beber, Gesticular com os talheres, Falar de boca cheia, Levar a faca à boca, Colocar os cotovelos em cima da mesa, Recusar os vinhos. Se for abstêmio aceitar só um pouco, Colocar a mão sobre o copo para dizer que não bebe. Sentar à mesa de refeição sem ser convidado ou sem camisa. Servir-se de grande quantidade de comida. Cortar toda a carne ou o peixe de uma só vez. Pousar a taça na mesa, após o brinde, sem antes beber um pouco. Deixar colher dentro da taça de sorvete ou dentro da xícara de café. Só no pires. Fazer ruído ao tomar sopa. Abrir os cotovelos como asas. Colocar sal ou pimenta antes de provar a comida. Pendurar o guardanapo no colarinho. Arrotar. Só é fino no mundo árabe. Oferecer álcool e carne de porco a visitantes muçulmanos. Pedir pratos sofisticados e difíceis de comer nas refeições de negócios. Chamar o garçom de companheiro, amigo.
 Atenciosamente: Eliete Borges

Aula de tecnologia em Secretariado (eventos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário